
Apresentamos os seis elementos que irão integrar os dois júris oficiais da 9ª edição do Queer Porto:
O jurado da Competição Oficial conta com o performer e educador Dori Nigro, a produtora Isabel Correia e a artista e realizadora Tânia Dinis.
No Prémio Casa Comum o júri será composto pela socióloga Paula Guerra, pela psicóloga Rita Aires e pela representante da Reitoria da Universidade do Porto Susana Serro.
Também, o Queer Porto 9 vai contar com a presença de um expressivo número de convidades, entre realizadores, produtores e demais profissionais da indústria do cinema:
Vivienne Dick, realizadora a quem dedicamos grande parte da retrospetiva deste ano, chega desde Irlanda. E Paola Zaccaria viaja desde Itália ao Queer Porto para apresentar ALTAR. Cruzando Fronteras, Building Bridges.
Na Competição Oficial, iremos contar com a presença da realizadora catalã Zaida Carmona, que apresente La Amiga de Mi Amiga.
No Prémio Casa Comum, destaque para a presença da realizadora Joana de Sousa, que apresenta Entre a Luz e o Nada; de Miguel Martins, em representação do filme Tidy Bed; e de Rebeca Letras, em representação de Dildotectónica.
Também iremos receber a visita de várias convidadas que participam este ano nas conversas e debates que complementam os filmes da Secção Queer Focus: a escritora Hannah Bastos, para uma conversa sobre bell hooks; a curadora Isabeli Santiago, para uma conversa sobre Gloria Anzaldúa; e a presença de Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, presente para uma conversa sobre os fluxos migratórios na Europa de hoje no seguimento da exibição do filme The Hearing.
A lista completa de júri e convidades pode ser consultada aqui.