
Para a Temporada Portugal-França 2022, o Queer Lisboa e os Rencontres cinématographiques In&Out, festivais internacionais de cinema queer, coorganizam o programa EcoQueerÉcho - Cinema e Práticas Queer para além do Desastre a decorrer na cidade francesa de Nice, de 28 de Abril a 06 de Maio de 2022.
Numa iniciativa apoiada pelo Instituto Camões, GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (Portugal) e pelo Institut Français (França), os festivais respondem desta forma à proposta feita de cultivar a união entre ambos os países, nomeadamente sob os temas da ecologia e igualdade, exercitando um discurso em torno das filmografias queer portuguesa e francesa que junta estes dois temas aparentemente distantes entre si.
O programa vai ter como foco a ecologia, a paisagem, a sustentabilidade e a coexistência interespécie através do prisma do cinema queer. Partindo da premissa de que podemos cultivar “a arte de viver num planeta danificado” (Donna Haraway), e ampliando conceitos originalmente apontados por pensadoras eco-feministas, interessam-nos os mundos ficcionais e tangíveis que o cinema queer explora quando aborda estes temas. Queremos mostrar as estratégias interventivas, as visões e re-imaginações, o olhar perguntador, assim como a crítica inevitável aos modos de vida que deram forma ao mundo danificado que conhecemos.
Na Cinemateca de Nice, o programa foca-se na produção de cinema queer de origem portuguesa, enquanto na Villa Arson – École Nationale Supériure d’Arts, no Le Dojo e no Cinéma Jean-Paul Belmondo focamos mais amplamente no olhar eco-feminista e nas alternativas aos modos de vida que conduziram à atual danificação do planeta e possíveis reparações.
Consultem a listagem completa de filmes, actividades paralelas e convidades oficiais.