19 de Setembro
Convidades do Queer Lisboa 27

O Queer Lisboa 27 vai contar com a presença de um expressivo número de convidades, entre realizadores, produtores e demais profissionais da indústria do cinema.

Patric Chiha está incumbido de inaugurar a nova edição do Festival com o seu La Bête dans le jungle
 
Andrei Zinca, produtor de Who I Am Not, estará presente no festival para apresentar o documentário assinado por Tünde Skovrán, que faz parte da Competição para Melhor Documentário.

Na Competição de Curtas-Metragens, vamos receber a visita de Donatienne Berthereau e Solène Salvat, realizadora e atriz principal do filme Nuits blanches, e de Leonardo Amorim, que chega desde Brasil para apresentar Queima Minha Pele. O colombiano Miguel Ángel Farjado, realizador do filme Buscó a Satanás, Encontró la Familia, irá igualmente marcar presença no Cinema São Jorge.

 

Da Competição de Filmes de Escola Europeus "In My Shorts", recebemos: Ana María Jessie Serna, para apresentar Because I Know How Beautiful My Being Is, Louis Barthelemy Rousseau, realizador de Combien danseront sur ta langue, e Maria Beatriz Castelo, que assina a curta-metragem portuguesa Vanette.

 

Na Competição Queer Art, destaque para a presença do realizadore belga Benjamin Deboosere, responsável pelo filme The Life and Strange Surprising Adventures of Robinson Crusoe Who Lived for Twenty and Eight Years All Alone on an Inhabited Island and Said It Was His; e também para a presença, chegades desde a Suécia, de Tove Pils e Sarah Lindquist, realizadore e DOP, respectivamente, de Labor.

E, chegado desde Irlanda, também estará presente no festival Greg Thorpe, que irá apresentar o programa de curtas curado pela equipa de programação do Festival que dirige, GAZE Shorts Programme.

 

Também haverá ocasião para encontrar nesta edição do Queer Lisboa outres convidades com filmes fora de Competição, concretamente na secção Panorama, e nas conversas e debates que irão complementar esta secção: Adrian Stölzle apresenta Cidade Lúcida junto ao seu assistente de realização Sebastian Gernens, numa sessão que será seguida de uma conversa entre o protagonista do filme, Benvindo Fonseca, e a jornalista Carolina Franco; Franck Finance-Madureira irá conduzir uma conversa com o escritor Philippe Besson, a qual será seguida da exibição do filme de Olivier Peyon Arrête avec tes mensonges, baseado no seu romance homônimo; Greg Fearon, da Oliver Sacks Foundation, irá representar o documentário sobre a figura do neurologista británico, que será seguido de um debate no qual participam os neurologistas portugueses Bruno Maia e Pedro Cabral; Rui Guerreiro e Cristiana Vale Pires participam no debate “Chemsex e consumo de drogas na comunidade queer”, que será complementado pela exibição do filme Drifter; Ana Correia aka Peperan fará parte des convidades do debate “Nós no ecrã. Representação LGBTQI+ nos media”, com moderação de Pedro Pina (Líder do YouTube para a Europa, África e Médio Oriente); e, do Brasil, recebemos a Gabz404 como representante do filme Intransitivo: um Documentário sobre Narrativas Trans, que também irá participar numa conversa sobre o seu filme.

 

Na Cinemateca Portuguesa, no âmbito da retrospetiva dedicada a Yvonne Rainer, Gisela Casimiro, João dos Santos Martins e Jorge Jácome participam no debate “Yvonne Rainer: cinema e dança”, com moderação de Cláudia Galhós e Joana Ascensão.

A lista completa de convidades pode ser consultada aqui.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.