
O Queer Lisboa 26 vai contar com a presença de um expressivo número de convidadxs, entre realizadorxs, produtorxs e demais profissionais da indústria do cinema.
João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata estão incumbidos de inaugurar a nova edição do Festival com o seu Fogo-Fátuo, ao lado de muitos mais elementos da equipa do filme, presentes na Noite de Abertura.
Adrián Silvestre e Raphaëlle Pérez, realizador e protagonista de Mi Vacío y Yo, estarão presentes para apresentar o seu filme, que faz parte da Competição para Melhor Longa-Metragem. Também nesta Competição, contamos com a presença de Esther Rollande, uma das atrizes principais do filme Les meilleurs.
Patrick Muroni e Pedro Henrique França marcarão presença no Cinema São Jorge para apresentar, em Competição, os seus documentários: o primeiro assina Ardente·x·s, uma produção suíça, e o segundo, que nos chega do Brasil, é responsável pelo Corpolítica.
Na Competição de Curtas-Metragens, vamos receber a visita dos brasileiros Maurício Chades, realizador de Colmeia, e Sacha Amaral, que assina a curta-metragem Billy Boy. Os britânicos Richard Squires e Joseph Wilson também estarão em Lisboa para apresentar, respetivamente, The Perpetrators e Isn't It a Beautiful World. Luciënne Venner, realizadora do filme Silent Heat, irá igualmente marcar presença no Cinema São Jorge, assim como os dois realizadores portugueses que competem este ano nesta secção: Ricardo Branco, com Sob Influência, e André Godinho, com Uma Rapariga Imaterial.
Na Competição Queer Art, destaque para a presença do realizador chileno Nicolás Videla e do produtor Kevin Magne, representantes do documentário Travesía Travesti. Esta secção também contará com a presença da realizadora francesa Olympe de G., que apresenta o seu filme, Une dernière fois.
Da Competição de Filmes de Escola Europeus "In My Shorts", recebemos o realizador brasileiro radicado em Lisboa Pedro Gonçalves Ribeiro, que apresenta Lugar Nenhum.
Também estarão no Festival outrxs convidadxs com filmes fora de Competição, concretamente na secção Panorama: dos Estados Unidos chega-nos Micheal Rice, para apresentar o documentário Black as U R, e do Brasil três representantes do filme Panteras: o seu realizador, Breno Baptista, o seu montador, Guto Parente, e a sua produtora, Ticiana Augusto Lima.
A lista completa de convidadxs pode ser consultada aqui.