Onda Nova
José Antonio Garcia, Ícaro Martins
Ficção : 102' / Desporto, Comédia, Gay, Lésbico, Clássico

Noite de Abertura

 

Considerado “amoral” e censurado integralmente pela ditadura brasileira, este filme – agora exibido em versão restaurada e remasterizada – é uma ode ao desejo, opondo-se a todo tipo de moralismo sexista, que tem como pedra fundante o controle da sexualidade das mulheres através das narrativas sobre sexo. Relatando as façanhas das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time feminino pioneiro que desafiou as normas conservadoras da época, apoiado por ícones do futebol brasileiro como Casagrande, Wladimir e Pitta – figuras centrais da Democracia Corintiana –, Onda nova não só aborda a regulamentação tardia do futebol feminino no Brasil, mas também explora questões pessoais e familiares das jogadoras cisgêneras, contextualizando essas histórias dentro de um período de intensa repressão política e evidenciando em si que – embora as posturas patriarcais frequentemente produzam discrepâncias entre os comportamentos de homens e mulheres cis – tais diferenças são somente aprendidas, e não inatas ou “naturais”. H.P.

/ Exibição

Porto
08 de Outubro | 21h30 | Batalha - Sala 1 Comprar Bilhetes
QP - Sessões Especiais

/ Detalhes

Ano: 1983

País: Brasil

Língua: portuguesa

Legendas: inglês

Elenco: Carla Camurati, Cristina Mutarelli, Cida Moreira, Cristina Bolzan, D’Artagnan Jr., Ênio Gonçalves

/ Realização

José Antonio Garcia, Ícaro Martins

Brasil


* José Antonio Garcia (1955-2005) foi um cineasta brasileiro. Membro da geração do cinema paulista da década de oitentas, batizada entre os críticos de “Novo Cinema Paulista”, frequentou os cursos de Argumento e Realização na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, entre 1973 e 1976.

 

** Ícaro Martins (1954) começou a sua carreira no “Novo Cinema Paulista” escrevendo e realizando ao lado de José Antonio Garcia. Estudou Cinema na Universidade de São Paulo.


Filmografia

** 2017 - Maria: Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos (Documentário)

** 2010 - Luz nas Trevas - a Volta do Bandido da Luz Vermelha (Documentário)

* 2001 - Minha Vida em Suas Mãos (Longa-metragem)

* 1991 - O Corpo (Longa-metragem)

* ** 1984 - Estrela Nua (Longa-metragem)

* ** 1983 - Onda Nova (Longa-metragem)

* ** 1981 - O Olho Mágico do Amor (Longa-metragem)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.