Maman que man
Lionel Soukaz
Ficção : 49' / Drogas, Arte e Artistas, Família, Relação

Enquanto a sua mãe está a morrer de cancro, Laurent começa uma relação com um belo desconhecido que lhe promete ajudar na sua carreira cinematográfica.

QL - Retrospetiva
http://gstphn.net

/ Detalhes

Ano: 1982

País: França

Língua: francês

Legendas: português

Elenco: Didier Hercend, Luc Bernard, Marie Thonon, Copi, Jean-Louis Jacopin, Sabine Morellet, Emmanuel Schaeffer

/ Realização

Lionel Soukaz

França


Lionel Soukaz (1953-2025, França) foi um dos pioneiros do cinema queer francês. A primeira fase da sua obra sintetiza os vários movimentos de vanguarda nos quais se reconheceu, nas décadas de 1970 e 1980. Afiliado aos ativistas e intelectuais da FHAR (Frente Homossexual de Ação Revolucionária) e da revista Gai Pied, como Guy Hocquenghem ou Copi, foi também ativo na cena cinematográfica experimental e organizou o primeiro festival de cinema gay e lésbico de Paris, Écrans roses et nuits bleues, em 1978. Os seus filmes, redescobertos em 2004 graças sobretudo à reivindicação da crítica francesa Nicole Brenez, revelam um intransigente compromisso com a narração autobiográfica e com a expressão do desejo, e encarnam a sua ânsia ilimitada de liberdade, pelo que a sua obra foi muitas vezes censurada.

 

 


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.