Loving Highsmith
Eva Vitija
Documentário : 83' / Lésbico, Arte e Artistas, Herstory

Loving Highsmith oferece-nos um olhar único à vida da celebrada autora norte-americana Patricia Highsmith, com base nos seus diários e apontamentos, assim como depoimentos intimistas das suas amantes, amigos e família. Com ênfase na sua procura pelo amor e na sua perturbada identidade, o filme desvela uma nova luz sobre a sua vida e obra. A grande parte das novelas de Highsmith foram adaptadas ao cinema, mais notavelmente Strangers on a Train e The Talented Mr. Ripley. Carol, uma novela parcialmente autobiográfica, foi a primeira narrativa lésbica com final feliz na América dos anos 50. Mas Highsmith viu-se forçada a levar uma vida dupla, ocultando a sua vibrante vida amorosa do público e família. Apenas nos seus escritos íntimos é que refletiu sobre esse “tema omnipresente”. Excertos destes escritos são narrados por Gwendoline Christie, intercalados com material de arquivo da autora e das suas adaptações cinematográficas, resultando num vívido e comovente retrato de uma das mais fascinantes escritoras do século XX.      

Panorama
https://www.filmin.pt

/ Detalhes

Ano: 2022

País: Suíça, Alemanha

Língua: inglês, alemão, francês

Legendas: português

Elenco: Marijane Meaker, Monique Buffet, Tabea Blumenschein, Judy Coates, Courtney Coates-Blackman, Dan Coates

/ Realização

Eva Vitija

Suíça


Eva Vitija nasceu em 1973 em Basileia e vive em Zurique. Licenciada em Argumento pela DFFB - German Film and Television Academy Berlin, em 2002. Tem trabalhado como argumentista para cinema e televisão, entre a Suíça e a Alemanha. Em 2015, no âmbito do mestrado na ZHdK - Zurich University of the Arts, realizou o seu primeiro documentário longo, Das Leben Drehen, que arrecadou diversos prémios, tais como o Prix de Soleure, o Basel Film Prize e o Zurich Film Prize.       
 

Foto: Martin Guggisberg


Filmografia

2022 - Loving Highsmith (Documentário)

2015 - Das Leben Drehen (Documentário)

2014 - Storm & Co (Documentário Curto)

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.