La Marche gaie
Lionel Soukaz
Documentário : 12' / Activismo, Comunidade, Arte e Artistas, Política

A primeira manifestação homossexual teve lugar em 1969, e a primeira marcha federal do movimento homossexual em 1979. Os homossexuais de todos os Estados Unidos marcharam em Washington, passando pela Casa Branca. Foi uma marcha pacífica, pontuada por uma música de fanfarra. Kate Millet e Allen Ginsberg estavam presentes. Cantores atuaram num palco. A marcha perpetua a luta para que o Congresso aprove a legislação federal anti-discriminação.

QL - Retrospetiva
http://gstphn.net

/ Detalhes

Ano: 1980

País: França

Língua: francês

Legendas: português

Elenco: Guy Hocquenghem, Mabel Hampton, Kate Millet, Allen Ginsberg

/ Realização

Lionel Soukaz

França


Lionel Soukaz (1953-2025, França) foi um dos pioneiros do cinema queer francês. A primeira fase da sua obra sintetiza os vários movimentos de vanguarda nos quais se reconheceu, nas décadas de 1970 e 1980. Afiliado aos ativistas e intelectuais da FHAR (Frente Homossexual de Ação Revolucionária) e da revista Gai Pied, como Guy Hocquenghem ou Copi, foi também ativo na cena cinematográfica experimental e organizou o primeiro festival de cinema gay e lésbico de Paris, Écrans roses et nuits bleues, em 1978. Os seus filmes, redescobertos em 2004 graças sobretudo à reivindicação da crítica francesa Nicole Brenez, revelam um intransigente compromisso com a narração autobiográfica e com a expressão do desejo, e encarnam a sua ânsia ilimitada de liberdade, pelo que a sua obra foi muitas vezes censurada.

 

 


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.