Lionel Soukaz
Experimental, Ficção : 44' / Conteúdo Explícito, Política, Corpos

"Um filme dedicado à lei com o mesmo nome. Ixe pode fazer tremer ou estremecer, estas imagens de fuga, de crise ou de decadência, de travestis, de corpos em ereção, de ataques e arranques, de repressão, de guerra, de violência política, de consumo de heroína, de corpos perdidos no espaço, de combates de boxe, de vida na selva, de sobrevivência, de ténis, de personalidades políticas ou religiosas que nos fazem vomitar de vergonha e de angústia; Ixe pode ser tudo isso - uma análise, um trabalho sobre si próprio (um espelho), um instantâneo dos anos 80, o que quiserem, não importa - mas deixem que Ixe seja o arrepio da vida, aquela coisa que vos dá calafrios". (Lionel Soukaz)

QL - Retrospetiva
http://gstphn.net

/ Detalhes

Ano: 1980

País: França

Língua: sem diálogos

Elenco: Philippe Veschi, François Dantchev, Hervé Leymarie, Jean-François B., Karine, Verveine, York

/ Realização

Lionel Soukaz

França


Lionel Soukaz (1953-2025, França) foi um dos pioneiros do cinema queer francês. A primeira fase da sua obra sintetiza os vários movimentos de vanguarda nos quais se reconheceu, nas décadas de 1970 e 1980. Afiliado aos ativistas e intelectuais da FHAR (Frente Homossexual de Ação Revolucionária) e da revista Gai Pied, como Guy Hocquenghem ou Copi, foi também ativo na cena cinematográfica experimental e organizou o primeiro festival de cinema gay e lésbico de Paris, Écrans roses et nuits bleues, em 1978. Os seus filmes, redescobertos em 2004 graças sobretudo à reivindicação da crítica francesa Nicole Brenez, revelam um intransigente compromisso com a narração autobiográfica e com a expressão do desejo, e encarnam a sua ânsia ilimitada de liberdade, pelo que a sua obra foi muitas vezes censurada.

 

 


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.