Carottage
Lionel Soukaz, Powers, Stéphane Gérard
Documentário, Experimental : 47' / Arte e Artistas, Política, Direitos Humanos, Comunidade

O “Journal Annales” é constituído por cerca de 2.000 horas de imagens vídeo captadas por Lionel Soukaz desde 1991. Em “Carottage”, a ideia foi a de extrair várias amostras aleatórias deste vasto volume, à semelhança do que se faz com a extração geológica. O resultado é uma história condensada das lutas políticas e da experimentação cultural radical ao longo de duas décadas.

QL - Retrospetiva
http://gstphn.net

/ Detalhes

Ano: 2009

País: França

Língua: francês, inglês

Legendas: português

Elenco: René Schérer, Carole Roussopoulos, Jean-Luc Godard, René Vautier, Frédéric Oberland, Ta Minh Van, Yves-Marie Mahé, Hamé, Archie Shepp, Pierre Guyotat, Othello Vilgard, Robert Fenz, Edouard Nikitine, Boris Charmatz, Jess Franco, Camille Cabral, Pascale Ourbih, Eugène Sathoud, Macha Méril, Zouzou, Denis Lavant, F. J. Ossang,

/ Realização

Lionel Soukaz, Powers, Stéphane Gérard

França


Lionel Soukaz (1953-2025, França) foi um dos pioneiros do cinema queer francês. A primeira fase da sua obra sintetiza os vários movimentos de vanguarda nos quais se reconheceu, nas décadas de 1970 e 1980. Afiliado aos ativistas e intelectuais da FHAR (Frente Homossexual de Ação Revolucionária) e da revista Gai Pied, como Guy Hocquenghem ou Copi, foi também ativo na cena cinematográfica experimental e organizou o primeiro festival de cinema gay e lésbico de Paris, Écrans roses et nuits bleues, em 1978. Os seus filmes, redescobertos em 2004 graças sobretudo à reivindicação da crítica francesa Nicole Brenez, revelam um intransigente compromisso com a narração autobiográfica e com a expressão do desejo, e encarnam a sua ânsia ilimitada de liberdade, pelo que a sua obra foi muitas vezes censurada.

 

Nascido em 1987, Stéphane Gérard vive e trabalha em Paris. O seu cinema experimental centra-se na história das mobilizações e políticas de representação de género, orientação sexual, HIV/sida e pessoas de cor. As suas práticas incluem uma reflexão sobre a preservação de arquivos audiovisuais, programação e distribuição de filmes através do coletivo What's Your Flavor?.
 

Foto: Camilo Godoy

 

 


Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.