Júri e Convidades

Júri
Convidades

Bruno Huca

Ator, Performer, Cantor
Competição Queer Art


 

Bruno Huca é o ator, performer, diretor de movimento e voz, criativo e Huca o cantor, músico, compositor. Os “dois” são este mesmo corpo negro, queer, migrante, esta mesma alma inquieta pelo mundo navegando entre o teatro, as artes performativas, a música e o movimento em busca de perguntas que nos ajudem a plantar um outro lugar. Formado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e com uma carreira profissional de mais de 21 anos e 27 anos de palco, os primeiros deles na sua terra natal: Moçambique.

Catarina Vasconcelos

Cineasta
Competição Longas-Metragens


 

Realizadora, nascida em Lisboa, em 1986. A sua primeira curta-metragem Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso (2014) estreou-se no festival Cinéma du Réel, Paris, onde lhe foi atribuído o prémio de melhor filme. A sua longa-metragem de estreia, A Metamorfose dos Pássaros (2020), foi aclamada pela crítica e distinguida na secção Encounters do Festival de Cinema de Berlim e passou por variados festivais internacionais. Mais recentemente, realizou a curta-metragem Nocturno para uma Floresta (2023), com estreia no Festival de Cinema de Locarno. É tutora na Elías Querejeta Zine Eskola em San Sebastián desde 2022.

Diego Bragà

Artista
Competição Curtas-Metragens, Competição "In My Shorts"


 

Artista trans travesti, nascida em Belo Horizonte, a viver em Lisboa. Estudou na London International School of Performing Arts e é mestre em Teorias da Arte pela FBAUL. O seu trabalho cruza espiritualidade, erotismo e arqueologia queer. Em 2025 apresentou Cleópatra & António no C.A.M. Em 2020-2021 foi apoiada pelo Sundance Institute. A sua curta Think About the Beautiful Future Ahead (2021) pode ser visto no New York Times/Op-Docs. Realizou os videoclipes da sex-symbol DIDIRELLA. Os seus filmes foram exibidos no Queer Lisboa, Temps d’Images, Fringe! Queer Film & Arts Fest e SFFILM. Em 2025 estreará a ópera A GENTE NA BOATE SOFRE JUNTO.

 

Foto: João Mendes & João Barriga

Francisca Carneiro Fernandes

Gestora cultural
Competição Longas-Metragens


 

Nascida no Porto, licenciada em Direito e em Direção de Empresas. Foi Presidente do CA do TNSJ e Diretora Geral da Unidade Orgânica de Cultura da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, que gere o TMP e onde foi cumulativamente Diretora Executiva. Desde então assumiu a Direção de Novos Projetos, destacando-se os futuros Centros Culturais Matadouro e CACE. Foi Presidente da Direção da Performart – Associação para as Artes Performativas até 2023 e Presidente do CA do CCB (2023-2024). É membro do CA da União de Teatros da Europa e desde 2025 é Presidente da PEARLE – Live Performance Europe, a Federação Europeia de Organizações de Música e Performance ao Vivo.

Francisca Manuel

Cineasta
Competição Curtas-Metragens, Competição "In My Shorts"


 

Pós-graduada em Arte Multimédia, estudou cinema e arquitetura em Lisboa. O seu trabalho situa-se na confluência entre a imagem em movimento, o espaço arquitectónico e o gesto performativo. Entre cinema, fotografia e vídeo-instalação, a cineasta constrói um léxico visual que interroga a memória como matéria viva, em constante reinscrição. As suas obras têm sido apresentadas em festivais internacionais de cinema e integram coleções de arte, como a Fundação EDP e a coleção Peter Meeker, confirmando a relevância do seu trabalho no cruzamento entre cinema e artes visuais.

 

Foto: Alípio Padilha

Gustavo Scofano

Programador, Distribuidor
Competição Longas-Metragens


 

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1984, e é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criou e dirigiu séries documentais para os canais como MTV, VH1 e GNT. Trabalha com programação de filmes para diferentes eventos e atuou por muitos anos como Head of Programming do Festival do Rio, onde participou da criação do Prémio LGBTQIA+ Felix. Integrou júris como o Teddy Award (Berlinale) e o Festival Mix Brasil. Desde 2017, trabalha também com distribuição de filmes em Portugal. Atualmente, desenvolve seu primeiro de documentário de longa-metragem no país.

Luisa Cunha

Artista visual
Competição Queer Art


 

Nasceu em Lisboa em 1949. Desde os anos 90 que a sua obra atravessa o som, a fotografia, o vídeo, o desenho, a escultura, e a performance. Em 2021 representou Portugal na 34ª Bienal de São Paulo e recebeu o Grande Prémio Fundação EDP Arte, no seguimento da qual lhe foi dedicada a exposição antológica “Hello! Are You There?” no MAAT. Expôs individualmente no Atelier-Museu Júlio Pomar, Fundação de Serralves, Chiado 8, Galeria Miguel Nabinho, entre outros. Tem mostrado o seu trabalho internacionalmente em museus, fundações e bienais. A sua obra está representada em distintas coleções institucionais.

Marta Sousa Ribeiro

Cineasta, Produtora
Competição Documentários


 

Nascida em Lisboa em 1992. Estudou cinema, desenho e pintura em Portugal e na Dinamarca. Co-fundou a produtora VIDEOLOTION e produziu a longa-metragem Verão Danado (2017). Realizou um episódio para a série Subsolo (2018) e co-realizou outro para a série Crias (2019). A sua primeira longa, Simon Chama (2020), estreou em San Sebastián e foi premiada no IndieLisboa. Co-realizou com Marta Reis Andrade a animação As Horas (2022); realizou a curta/vídeo-instalação The Illusion of an Everlasting Kiss (2023). Coordenou o departamento de cinema & TV da produtora Playground entre 2024-25.

ROD

Artista visual, Investigador
Competição Documentários


 

Artista visual e investigador brasileiro radicado em Lisboa. Possui doutoramento em Sociologia pelo ICS-UL, e realizou investigação de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. A sua prática artística desenvolve-se no campo da crítica decolonial e atravessa a pintura, a escultura, a performance, o desenho, a colagem digital e o design gráfico. Através de projetos autorais e colaborações transdisciplinares, tem contribuído para o debate sobre política da imagem, corpos dissidentes e práticas artísticas comprometidas com justiça social. Co-fundou o Coletivo Afrontosas e a União Negra das Artes.

 

Foto: Raquel Pimentel

Silvia Alves

Jornalista
Competição Documentários


 

Jornalista, com licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, e estudos doutorais em Ciências da Comunicação. Iniciou-se na rádio em 1987 com o programa Sete Mares na Antena 1. Em 1991 saltou para a televisão, como apresentadora e redatora do programa Caderno Diário da RTP1, e mais tarde do programa ambiental Planeta Azul. Desenvolveu diversos projectos e formatos nas áreas de Ambiente, Ciência, Saúde, Literacia e Cidadania. Na Antena 2 faz a rubrica diária Há 100 Anos, e na RTP 2 é autora de programas, documentários e rubricas com foco em igualdade de género, história e artes.

Stéphane Gérard

Cineasta
Competição Queer Art


 

Cineasta, nascido em 1987, residente em Paris. O seu cinema experimental centra-se na história das mobilizações e na representação das políticas de género, orientação sexual, VIH/SIDA e pessoas de ascendência africana: Rien n’oblige à répéter l’histoire (2014), La Machine avalée (2015), Entre garçons (2018), J'irai danser quand même (2024). Com o cineasta Lionel Soukaz co-realizou En corps + (2021) para o Mucem e Artistes en zone troublés (2023) para o Palais de Tokyo. Ambos os trabalhos fazem parte de uma reflexão mais ampla sobre a preservação de arquivos audiovisuais. Dedica-se também à programação e distribuição de filmes.

 

Foto: Quentin Balpe

Tiago Manaia

Jornalista cultural, Ator
Competição Curtas-Metragens, Competição "In My Shorts"


 

Nasceu em Lisboa. Aos 18 anos parte para Paris onde estuda no Conservatoire National Superieur d'Art Dramatique. No cinema trabalhou com Christophe Honoré, Patric Chiha, Maya Da-Rin, João Canijo e no teatro com Carlos Avilez, Cyril Teste, e Luís Miguel Cintra. Colaborou com o jornal Público e a revista Vogue. Para a Máxima tem entrevistado personalidades do cinema, literatura e música. Para a discoteca Lux Frágil editou, ao lado de Manuel Reis, um imenso arquivo fotográfico sobre as noites de Lisboa. No canal Now faz a rubrica semanal Dicionário de Estilo, cruzando moda e atualidade global.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.