30 de Setembro
Palmarés Queer Lisboa 27

Teve lugar esta noite, às 21h00, a Sessão de Encerramento do Festival Internacional de Cinema Queer - Queer Lisboa 27, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, onde foram anunciados os prémios da Competição de Longas-Metragens, Competição de Documentários, Competição de Curtas-Metragens, Competição In My Shorts - que distingue o Melhor Filme de Escola Europeia - e Competição Queer Art:

 

COMPETIÇÃO LONGAS-METRAGENS

 

Melhor Filme

Regra 34 / Rule 34, Julia Murat (Brasil, França, 2022, 100’)

 

“É um filme que continua depois dele. Que aborda a violência como opressão, e a violência como tesão. Que abre diálogo sobre a fluidez e os limites da sexualidade e do prazer, sem moralismos, mas também sobre as desigualdades raciais e de classe na sociedade e na aplicação da lei. Acima de tudo, é um filme necessário para os tempos que vivemos. Que não se resume a um tema ou a uma só discussão, tal como a vida!”.

 

Menção Especial

Opponent, Milad Alami (Suécia, Noruega, 2023, 119’)

 

“Um filme que nos confronta sobre quem são os adversários. O que é a liberdade queer? Tanto a interior como a exterior? Dentro de casa e fora de casa, dentro do país e fora dele, dentro de nós e perante os outros? Como é que se garante a dignidade humana numa luta tão desigual? Nenhum de nós será verdadeiramente livre se todas as pessoas não o forem”.

 

Prémio do Público

Opponent, Milad Alami (Suécia, Noruega, 2023, 119’)

 


COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS

 

Melhor Filme

Peixe Abissal / Abyssal Fish, Rafael Saar (Brasil, 2023, 110’)

 

“Filme que mergulha no universo poético e biográfico do músico, escritor e pintor Luís Capucho, que se reinventou enquanto artista depois de um coma. A relação com a mãe e com a água, o voyeurismo e a sexualidade, a cidade e os espaços, os livros e as canções entrelaçam-se numa travessia cinematográfica que, com empatia e simplicidade, combina testemunho, reconstituição e fantasia para retratar um artista secreto e fascinante”.

 

Prémio do Público
Kokomo City, D. Smith (EUA, 2023, 73’)

 


COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS

 

Melhor Filme
Troy, Mike Donahue (EUA, 2022, 16’)

 

“O júri decidiu atribuir o prémio de melhor curta-metragem ao filme Troy de Mike Donahue que se destaca por ser uma comédia inteligente e perspicaz. Esta é uma narrativa sombria e cómica sobre as consequências inesperadas da intimidade. Salutando ainda a astuta interpretação de Adina Verson”.

 

Menção Especial
Dipped in Black, Matthew Thorne, Derik Lynch (Austrália, 2022, 25’)

 

“O júri decidiu atribuir uma menção honrosa ao filme Dipped in Black de Matthew Thorne e Derik Lynch por ser uma tocante alusão ao termo indígena "two spirited" que designa pessoas indígenas com dois géneros ou "dois mundos" como a pessoa protagonista refere ao longo do filme”.

 

Prémio do Público
Warsha, Dania Bdeir (França, Líbano, 2022, 16’)

 


COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS DE ESCOLA EUROPEIAS - “IN MY SHORTS”

 

Melhor Filme
Edge, Edmund Krempiński, Jakub Dylewsk (Polônia, 2023, 18’)

 

“O júri decidiu atribuir o prémio de melhor curta-metragem In My Shorts ao filme Edge de Edmund Krempiński e Jakub Dylewsk, uma ode à estética e técnica queer, bem como uma reflexão sobre a identidade enquanto tesouro”.

 

Menção Especial
Les garçons dans l’eau / Boys in the Water, Pawel Thomas Larue (França, 2023, 39’)

 

“O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa na competição In My Shorts ao filme Les garçons dans l'eau de Pawel Thomas Larue. Uma bonita história de amor e um elogio aos romances de verão com a devida representatividade transmasculina”.

 


COMPETIÇÃO QUEER ART

 

Melhor Filme
O Estranho / The Intrusion, Flora Dias, Juruna Mallon (Brasil, França, 2023, 107’)

 

“Numa competição diversa, que apresenta propostas criativamente arrojadas, premiamos um filme que utiliza os seus recursos para descortinar narrativas de comunidades historicamente invisibilizadas, destacando-se pelo seu ponto de vista sensível e responsável. Para o júri, obras fílmicas que resistem à facilidade da vampirização, respondem melhor às necessidades deste tempo. O filme continua a reverberar nas nossas memórias, ganhando novos significados e reafirmando a sua profundidade e pertinência. O prémio da competição Queer Art vai para O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon, que parabenizamos pela sua criatividade e compromisso com o seu gesto artístico”.

 

//

 

A presente edição do festival acolheu dezenas de convidades internacionais, vindes de países como o Brasil, Colômbia, Irlanda, EUA, França, Alemanha, Polónia, Suécia, além des váries convidades portugueses.

 

O Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa viram um acréscimo de público em relação à edição anterior, tendo atingido os 7.500 espectadores, para além dos muitos que frequentaram as actividades paralelas do festival.


Encerrada mais uma edição do Queer Lisboa, estão já confirmadas as datas do Queer Lisboa 28, a ter lugar de 20 a 28 de setembro de 2024, no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa. Entretanto, terá lugar a 9.ª edição do Queer Porto, entre 10 e 14 de outubro de 2023, no Cinema Batalha e na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.

 

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.